sábado, 4 de outubro de 2008

O que é Microconto? and haikai?

Como o próprio nome diz, microconto é um conto pequenininho. Uma maneira de brincar com as idéias e palavras. Tem de ter começo, meio e fim, dá-se no espaço de apenas 50 letras. (sem contar título e pontuação)Vale tudo: filosófico, poético, ecologicamente-politicamente correto, humor ácido. Pra se ter uma idéia, veja o mais famoso microconto do mundo:
"Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá." (Augusto Monterroso)
Segue outros exemplos de microcontos conhecidos:

Mas o Rio continua lindo "Pensa o desempregado ao pular do corcovado" (Antônio Torres)
"- Diz que me ama.- Aí é mais caro." (Beto Villa)

"Uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás" (Cíntia Moscovich)
Monólogo com a sombra"Não adianta me seguir. Estou tão perdido quanto você." (Rogério Augusto)

Estarrecido, comecei a escrever também, já postei dois (O político e O Olhar), e sempre que possível postarei novos microcontos e hai.kais também, outra forma interessantíssima de se expressar.
"Hai-kai é um estilo poético originado no Japão medieval e que consiste em três versos, sendo, portanto um terceto. O Hai-kai é um poema bastante hermético de 17 sílabas métricas, com cinco sílabas no 1° e 3° verso e sete sílabas no 2°. Os temas geralmente são ligados a natureza e trabalha-se principalmente o tempo presente

Segundo Leminski para escrever um hai-kai são necessários cinco passos:1) Deixe que a fórmula e o conteúdo limitem o número de sílabas;2) Escolha um tema simples (ex. inverno, verão, natureza, bucolismo);3) O primeiro verso expressa algo permanente, eterno;4) O segundo, introduz uma novidade, um fenômeno;5) O terceiro e último, é a síntese;"


Exemplo de hai kai:
Quantos ais!
Preciso aprender a escrever
hai kais...

Então até mais...

Nenhum comentário: